Media Jamshidi
Entrevista a Media Jamshidi
1. Qual foi o teu percurso para chegar até onde estás agora?
Comecei a pintar quando era muito nova. Perdia-me muitas vezes nos meus cadernos a desenhar cartoons e flores. Mais tarde, comecei a frequentar workshops de pintura. Só comecei a pintar com seriedade há cerca de 7 anos, com tinta a óleo e giz. Em 2016, comecei a explorar técnicas diferentes – foi aí que me apaixonei pelas aguarelas. Adoro trabalhar com aguarela por causa das cores suaves e românticas.
2. Como é que começaste a explorar as tuas expressões criativas?
A minha incursão pela pintura começou quando ainda era uma criança. Foi muito cedo na minha vida – tão cedo que nem me lembro de quando é que realmente comecei. Sou autodidata e comecei com lápis de cor, também pintava naturezas mortas, principalmente flores e pássaros. Passado um tempo, apercebi-me de que aquilo que mais adoro pintar são flores, pela delicadeza que me acalma a alma. Sinto que pinturas com flores são uma boa reflexão das minhas emoções e sentimentos.
3. Qual foi a tua inspiração para este trabalho? Como foi o teu processo criativo?
O processo criativo para esta peça em específico foi muito similar ao que o meu processo costuma ser. A natureza à minha volta é a minha inspiração. Vivo muito perto do parque da cidade e dou um passeio lá todos os dias. Tenho sempre a minha câmara comigo e acabo por tirar fotografias de flores que me apaixonam e que sinto que posso querer pintar no futuro. Foi isso que aconteceu neste trabalho: fotografei um arbusto com flores que achei bonitas e trabalhei a partir dessa fotografia. Alterei a composição um pouco e comecei por desenhar a lápis para depois colorir assim que me senti satisfeita com a composição.
Queria transmitir aquilo que quero sempre com o meu trabalho: a beleza calma e tranquilizante da natureza. Senti que seria fantástico transmitir isso num vestido que, quando as pessoas usarem, ajude a que se sintam serenas e bonitas.
"Soul Flowers"
Este vestido nasce da alma de Media e daquilo que mais a apazigua e faz feliz: a natureza – mais especificamente, as flores lindas que encontra todos os dias quando dá o seu passeio de inspiração pelo grande jardim perto de sua casa. É um vestido criado com o objetivo de trazer serenidade e beleza a quem quer que o use.