icon-conta icon-glass
Free Shipping to Europe

Kateryna Savchenko


Entrevista a Kateryna Savchenko

 

 

  1. Qual foi o teu percurso para chegar até onde estás agora?

Licenciei-me em arquitectura na Universidade de Kiev – mas, neste momento, pintura a aguarela e design são tudo para mim. Enquanto estudava, tive a sorte de ter muito tempo para desenhar e pintar. Durante esses 4 anos, tive a oportunidade de experimentar tantos materiais e a aguarela transformou-se em algo especial para mim, porque é a única forma de se conseguir transparência.

A minha vida actual, como mãe, mulher e aguarelista ilustradora é muito associada à minha mudança para a Nóruega em 2012 para seguir o meu marido, que é Ucraniano mas já vivia na Noruega quando nos conhecemos. Apaixonei-me pelo País logo na primeira visita e ainda acho que é um dos melhores sítios do mundo.

Outra coisa muito importante na minha vida é a minha dedicação ao Budismo Diamond Way.

2. Como é que começaste a explorar as tuas expressões criativas?

Descobri e apaixonei-me por aguarelas quando experimentava com diferentes técnicas na universidade. A transparência das cores, que podia manipular ao adicionar camadas de tinta, permitiu-me criar cores únicas que brincam e brilham. Cada pintura ou ilustração a aguarela é única e não é possível copiar um trabalho, mesmo que se queira. Comparada com a pintura a óleo, aguarelas são relativamente fáceis de usar e posso ter as minhas tintas sempre comigo.

A inspiração pode vir de qualquer lugar, para mim. No início, a inspiração vinha principalmente do trabalho de outros artistas, como ilustrações botânicas vintage, Instagram, Pinterest… Passado um tempo, comecei a fazer pesquisa sozinha acerca da beleza e elegância. Tenho uma espécie de desejo muito grande de criar algo absolutamente único que possa comunicar ao mundo um pouco da minha personalidade. Hoje em dia, tiro muitas fotografias a flores, frutas e folhas para usar como referências. A natureza é uma enorme fonte de inspiração para mim.

3.  Qual foi a tua inspiração para este trabalho? Como foi o teu processo criativo?

Criei uma pintura com fruta que que me pareceu tão divertida – pude brincar com a textura dos frutos cítricos e criar uma composição com folhas. Passei muitas horas a desenhar a composição até estar completamente satisfeita com ela. Queria que o resultado final fosse fresco e colorido e espero que as pessoas gostem de usar este desenho veranil cheio de vida.

"Juicy Summer"

O Verão é a altura do ano em que nos sentimos mais divertidas, alegres, livres e vivas. Nada diz Verão mais do que o cheiro a fruta e flores, cores vivas, um copo de limonada fresco na mão debaixo de uma sombra leve. Kateryna Savchenko criou uma peça que nos transporta para um final de tarde quente debaixo da sombra de uma laranjeira ou limoeiro, a sentir a relva debaixo dos pés.

                                                       

 

 


 English  Portuguese